Seca: não se avista pinga de água na Nascente do rio Douro

Quem olha para o Rio Douro a correr lado a lado com o Porto e Gaia não imagina que a nascente que viu nascer aquele rio está completamente seca. Em Picos de Urbión, Espanha, a cerca de 2150 metros de altitude, não se avista pinga de água.

O cenário está a provocar séria preocupação junto dos habitantes e das autoridades locais, com as redes sociais a revelarem vários vídeos onde é possível verificar a gravidade da situação.

Situação esta que pode ser explicada pela total ausência de chuva na região nos últimos meses e por temperaturas muito acima da média para a época. Como dá conta o El Mundo, entre os 2150 e os 1800 metros de altitude, os efeitos da seca são inequívocos, com cerca de 60% do caudal do rio seco.

Com a chuva a não cair na zona há 45 dias, as autoridades locais revelam que não há memória de uma seca tão grave na região. “Nunca tinha visto uma coisa assim num mês de Novembro e a maioria dos vizinhos da zona também não”, conta o autarca de Duruelo de la Sierra, Alberto Abad, ao El Mundo.

Patrocinadores

css.php