Seca severa abate-se sobre 42 povoações



Diversas barragens portuguesas encontram-se abaixo do nível crítico. Algumas aldeias do interior já estão a ser abastecidas pelos camiões-cisterna dos bombeiros.

De norte para sul o cenário é semelhante, com poucas zonas a constituírem excepção. Nordeste transmontano, beiras, Vale do Tejo e Alentejo encontram-se entre as zonas mais afectadas por esta seca que persiste.

Segundo o Ministério do Ambiente 81% do território nacional apresenta sinais de seca severa e o abastecimento de água já é condicionado em 42 povoações de 20 municípios, que estão a ser apoiadas por camiões-cisterna da GNR. Há também 13 barragens consideradas em situação crítica, dez no Alentejo e três na zona de Lisboa e Vale do Tejo.

Estes números significam que as nossas albufeiras estão com valores de armazenamento de água abaixo dos 20% da sua capacidade, referem fontes do Ministério do Ambiente. Apesar dos dados serem muito preocupantes, as mesmas fontes garantiram que “a água não vai faltar nas torneiras das casas dos consumidores”.

Foto: Renato Spencer / flickr 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...