Sede da Siemens em Masdar City vai receber prémio internacional de arquitectura
O projecto da futura sede da Siemens para a região do Médio Oriente, em construção em Masdar City, Abu Dhabi, vai receber o MIPIM Architectural Review Future Projects Award na categoria de edifícios de escritório.
O prémio será entregue durante o evento internacional de imobiliário MIPIM, que decorrerá entre 6 a 9 de Março, em Cannes.
Concebido pela empresa de arquitectura britânica Sheppard Robson, e optimizado em cooperação com a Siemens Real Estate (SRE), “o edifício vai satisfazer elevados requisitos em termos de arquitectura, eficiência energética e equipamentos”, anunciou a Siemens em comunicado.
“Com o apoio dos materiais e tecnologias mais recentes, pretende-se que o consumo energético do novo edifício seja baixo, apesar do clima da região do deserto perto de Masdar colocar um importante desafio – as temperaturas no Verão são superiores a 50ºC”, garante a empresa.
As soluções tecnológicas utilizadas pela Siemens neste edifício permitem uma redução de 45% no consumo de energia e uma redução de 50% no consumo de água comparado com o standard ASHRAE1.
A Siemens explica ainda que a elevada eficiência energética do edifício “advém do design cujo conceito é o de uma caixa dentro de uma caixa. Uma fachada interior muito isolada e hermética reduz a condutividade termal enquanto um sistema externo de sombra, optimizado de forma paramétrica e de alumínio leve, optimiza os ganhos de calor, maximizando a luz do sol e as vistas do edifício”.
O MIPIM Architectural Review Future Projects Award é atribuído anualmente a projectos excepcionais de engenharia. “Esta é uma investigação minuciosa do design de espaços amplos e baixos num clima extremo, da qual saiu uma proposta bem explicada. A vontade de obter uma certificação LEED-Platinum significa que o projecto vai ser seguido com grande interesse por vários designers e clientes”, argumentou o júri do evento que atribuiu o prémio à Siemens.
A transferência da sede regional da Siemens e a construção deste edifício faz parte de uma parceria estratégica de longo prazo estabelecida entre a multinacional alemã e Masdar, uma iniciativa que arrancou em Abu Dahbi com o objectivo de utilizar fontes renováveis de energia.
No âmbito desta parceria, a Siemens vai também implementar no local um Centro de Excelência para Building Technologies e outras valências, incluindo um Centro de Desenvolvimento de Liderança.