Seis casas à prova de tempestades (com FOTOS)
Quando o Furacão Sandy atingiu a costa leste dos Estados Unidos em Outubro passado, Long Island foi atingida por tempestades devastadoras que danificaram milhares de casas. Para ajudar a reconstruir uma comunidade mais forte e resiliente em Long Island, a NYIT’S School of Architecture and Design associou-se às autoridades locais para formar uma nova organização – a Operation Resilient Long Island (ORLI). A última acção desta nova associação foi organizar um concurso (3C Comprehensive Coastal Communities Competition) para ajudar a difundir novas ideias de arquitectura resiliente.
À competição concorreram 60 projectos de 20 países diferentes e a NYIT exibe agora os 32 projectos finalistas, refere o Inhabitat. Entre estes projectos destacam-se seis, que prometem trazer avanços na construção de habitações mais resistentes.
1.Mantella Amphibious House
Com um funcionamento semelhante a um mareógrafo, o conceito da Mantella Amphibious House utiliza a força das marés para elevar a habitação acima da cota de inundação. Em vez de colocar a casa sob pilares fixos, o conceito de Esperanza Lucia Huertaé fixado numa plataforma de pilares dinâmicos e numa estrutura composta por 98% de espuma de ar que se eleva com as águas.
2.re(Adapt)
Elevar uma casa sob pilares a vários metros do solo pode ser uma maneira de evitar as inundações, mas esteticamente esta solução não é a melhor. Eric Smith criou o conceito do re(Adapt), uma casa elevada onde os pilares são escondidos por um espaço que pode ser utilizado, bem como por escadas. Este arquitecto acredita que abordagem correcta é adaptar as casas com plantas naturais dos pântanos, que permitem reduzir os danos provocados pela água salgada.
3.Comprehensive Transition
Além de destruírem as casas, as inundações impedem as equipas de salvamento de operar normalmente, assim como impossibilitam a circulação e pessoas. Quando as ruas inundam, os habitantes ficam trancados nas suas casas elevadas sem forma de se deslocarem, a menos que tenham um barco. A ideia de Clement Fabre – Comprehensive Transition – propõe a criação de passagens elevadas nos bairros que se ligariam com as casas também elevadas.
4.Adaptive Urban Habitats
A ideia de Matthew Stoner é construir habitações no topo de habitações já existentes. Este arquitecto pensa já no aumento do nível médio da água do mar e projecta a reutilização dos edifícios que ficaram permanentemente submersos. A par destas casas alocadas, o projecto prevê a transformação das ruas em canais e a construção de passagens aéreas.
5.Hard-Core
Este projecto propõe a reutilização do Rockaway Boardwalk como uma plataforma elevada para a construção de novas casas. Depois do furacão Sandy, o Rockaway Boardwalk foi das poucas estruturas da praia que sobreviveu. As casas não assentariam no passeio, seriam também elevadas por pilares, permitindo aos utilizadores da praia continuarem a passear no local.
6.Shut Up the House
Colocar janelas à prova de tempestade pode ser uma solução dispendiosa e ineficaz. Yong Yoo concebeu uma casa que já é à prova de tempestades. Com painéis de madeira que permitem proteger as janelas, a casa está empacotada numa estrutura protectora pronta para resistir às tempestades mais severas. A casa está também ligeiramente elevada, o que permite a circulação das águas da inundação sem danificar a estrutura.
[nggallery id=393 template=greensavers]