Sem vontade de ir ao ginásio? Dicas preciosas para recuperar a motivação
“Não tenho tempo”. “Depois do trabalho, não me apetece ir para o ginásio”. “Não tenho companhia”. Todas as desculpas são válidas para trocar a prática de exercício físico pelo sofá, principalmente nos dias mais frios e chuvosos.
Conheça os truques da psicóloga do desporto Carla Di Piero para parar de pagar a mensalidade do ginásio e não treinar, segundo o site M de Mulher.
1- Descubra o exercício que combina consigo
Escolha uma actividade que goste e que, acima de tudo, sinta prazer em praticar. Isso vai ajudá-lo a não arranjar desculpas e a conseguir os resultados que deseja.
2- Comece pelo básico
No primeiro dia de ginásio, comece pelos exercícios mais simples e vá aumentando a dificuldade apenas quando sentir que entrou na sua zona de conforto.
3- Marque na agenda os dias para ir ao ginásio
Escolha os dias e horários para se exercitar. A actividade física precisa de um tempo determinado (e espaço) na sua agenda. Reserve esse momento para cuidar de si.
4- Estabeleça uma meta semanal
Estabeleça a frequência nas aulas ou treinos como uma meta semanal. E, de acordo com o seu desempenho, procure recompensar-se por ter cumprido esta meta.
5- Registe a sua evolução
Faça uma avaliação do seu desempenho: nos dias em que treinar anote num caderno ou no telemóvel a sua nota de 0 a 10 – sendo que 0 “0″ é sinónimo de nenhum esforço e “10″ o máximo de esforço possível. A partir daqui, construa um quadro da sua evolução. Isso vai ajudá-lo a fazer pequenas mudanças no seu desempenho.
6- Defina os seus objectivos
Antes de começar a treinar, estabeleça duas metas: uma de médio e outra de longo prazo. Depois, descreva o que precisa de fazer para alcançar cada uma das metas estabelecidas e qual será a recompensa ao alcançá-las. Dessa forma, irá sentir-se motivado.
7- Combine exercício com diversão
Convidar amigos para treinar consigo, ouvir as músicas que mais gosta ou treinar ao lado de pessoas interessantes pode ser uma maneira divertida de fazer desporto, além de ajudar o tempo passar mais rápido.
8- O ambiente é tudo
Escolha um lugar agradável, no qual se sinta confortável para treinar. Se não gosta das pessoas e treinadores do seu ginásio, procure outro espaço ou treine ao ar livre num parque perto da sua casa, por exemplo.
9- Encontre um treinador que goste
O profissional de educação física é uma das peças fundamentais para a sua motivação. Além de supervisionar o seu treino, deve ser uma pessoa na qual confia.
1- Partilhe os seus objectivos
Se partilhar os seus objectivos, terá apoio nos momentos em que lhe falta motivação.
Foto: via Creative Commons