Senegal inaugura primeiro Tablet Café do mundo (com FOTOS)
A cidade de Dakar, no Senegal, vai receber o primeiro Tablet Café do mundo, uma parceria do gigante Google com um empresário local e que está localizado no histórico bairro de Medina.
Como o próprio nome indica, este cibercafé está equipado com tablets e foi rebaptizado de Tablette Café – na verdade, o café chama-se Equinox. Inaugurado pelo próprio proprietário, o senegalês Médoun Seck, e pelos executivos do Google na África – na presença de estudantes de telecomunicações e curiosos – este café está equipado com 15 tablets.
Apesar de o projecto ter sido financiado pelo Google, os tablets foram comprados por Seck. “Foi ele quem comprou os tablets, directamente, dos fabricantes”, explicou à AFP Tidiane Dème, responsável pelas actividades do Google na África francófona. “Este é o primeiro Tablet Café do mundo, um cibercafé que funciona com tablets”.
Para além de gastarem 25 vezes menos electricidade que um computador normal – desktop –, os tablets continuam a trabalhar quando há apagões – algo normal em África, como se sabe. “Os tablets consomem muito menos energia que os desktops ou portáteis, e não precisam de ventilação. Entre outras coisas, estas poupanças podem ser reinvestidas em ligações mais rápidas”, explicou o Google em comunicado.
Para além destas vantagens ambientais, os tablets são fáceis de usar e esta pode ser uma boa forma de levar novos utilizadores a experimentarem a navegação na internet.
Cada tablet custa €0,45/hora. “Esta inovação é muito boa para o nosso negócio, por isso aceitei participar no projecto. Os meus clientes querem segurar os tablets e utilizá-los no conforto das cadeiras”, explicou o co-proprietário do Equinox.
Os tablets têm as principais aplicações disponíveis, links para os sites mais visitados e podem ser utilizados em cabinas, para uma conversação privada. Do final da utilização, os clientes carregam no “factory reset” para garantirem que os seus dados são apagados.