Sensibilização ambiental da Tratolixo envolve quase 8 mil pessoas em 2023
No ano de 2023, a TRATOLIXO realizou ações de sensibilização ambiental em variadíssimas escolas destes quatro concelhos, que abrangeram um total de 1979 alunos de vários graus de ensino, nomeadamente pré-escolar; 1º, 2º e 3º ciclo e ensino superior, informou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, com estas ações de sensibilização junto do público estudantil, a TRATOLIXO pretende complementar o currículo escolar com atividades práticas de educação ambiental; contribuir para o aumento da taxa da separação de resíduos e divulgar a missão e atividade da TRATOLIXO.
As ações de sensibilização nas escolas são realizadas com recurso a vídeos e/ou jogos didáticos, onde são abordados diferentes temas sobre a problemática dos resíduos, nomeadamente: que tipo de resíduos recebe a TRATOLIXO; o ciclo dos resíduos; conhecer os 5 R’s; regras da separação; formas de valorização dos resíduos ou como poupar recursos naturais do planeta.
“Estas ações de sensibilização ambiental que a TRATOLIXO promove nas escolas são muito importantes, pois permitem-nos prosseguir a nossa missão de despertar o interesse das crianças e dos jovens para a importância da economia circular e da sustentabilidade ambiental. Esperamos aumentar em 2024 o número de ações de sensibilização nas escolas dos quatro concelhos abrangidos pela TRATOLIXO e assim envolver cada vez mais a comunidade escolar” afirma Nuno Soares, presidente do Conselho de Administração da Tratolixo.
Também os professores destacam a importância das ações de sensibilização ambiental. Joana Salazar, docente da EB 2, 3 Professor Agostinho da Silva, adianta: “Estas ações de sensibilização são extremamente pertinentes. Tivemos alunos que não faziam ideia de que podiam “aproveitar” os lixos orgânicos, e nos informaram que iriam pedir os sacos verdes. Tivemos alunos que não faziam ideia da quantidade de lixo que produzimos diariamente e da quantidade de aterros que existe no nosso país e ficaram bastante impressionados e sensibilizados”.
Edite Silveira, docente da EB1 de Montelavar também destaca a relevância da ação realizada junto dos alunos: “A sessão foi uma mais-valia para o desenvolvimento dos alunos, esclarecendo algumas dúvidas e promovendo melhores hábitos na reciclagem. Também consideramos que os alunos ficaram mais conscientes da necessidade da reutilização de materiais de desperdício. Os alunos poderão motivar as famílias neste processo de reciclagem e reutilização de materiais, incutindo práticas mais sustentáveis”
Sensibilização ambiental fora das escolas impacta mais de 5 mil pessoas
Para além das escolas, a TRATOLIXO esteve também presente em eventos de educação ambiental promovidos pelos municípios, sensibilizando cerca de 5.500 visitantes. A TRATOLIXO recebeu também em 2023 nos seus Ecoparques (Trajouce e Abrunheira) cerca de 400 pessoas, no âmbito de visitas de estudo, visitas técnicas e institucionais.
Nos circuitos das visitas são dados a conhecer os ciclos de vida dos materiais, esclarecendo a relação entre o consumo, a produção de resíduos, seu destino e consequências ambientais.