Ser vegan durante algum tempo pode torná-lo biologicamente mais jovem



O consumo de uma dieta vegana durante oito semanas está associado a uma redução das estimativas de idade biológica com base nos níveis de metilação do ADN – um tipo de modificação química do ADN (conhecida como modificação epigenética) que altera a expressão genética, mas não o próprio ADN.

Investigações anteriores referiram que o aumento dos níveis de metilação do ADN está associado ao envelhecimento. Os resultados, que se baseiam num pequeno ensaio aleatório controlado com 21 pares de gémeos idênticos adultos, foram publicados na revista BMC Medicine.

Varun Dwaraka, Christopher Gardner e os seus colegas investigaram os efeitos moleculares de uma dieta vegana de curta duração, instruindo metade de cada par de gémeos a comer uma dieta omnívora durante oito semanas – incluindo entre 170 e 225 gramas de carne, um ovo e uma porção e meia de lacticínios por dia – e a outra metade a comer uma dieta vegana durante o mesmo período de tempo.

A amostra era constituída por 77% de mulheres (32) e os participantes tinham, em média, 40 anos de idade e um índice de massa corporal médio de 26 quilogramas por metro quadrado. Durante as primeiras quatro semanas do estudo, os participantes comeram refeições que lhes tinham sido preparadas e, nas segundas quatro semanas, comeram refeições que eles próprios prepararam, depois de receberem aulas de nutrição de educadores de saúde.

Os autores investigaram os impactos da dieta nos níveis de metilação do ADN através da análise de amostras de sangue recolhidas dos participantes na linha de base, na quarta e na oitava semana do estudo. Utilizaram os níveis de metilação do ADN para inferir as idades biológicas dos participantes e dos seus sistemas de órgãos.

No final do estudo, os autores observaram uma diminuição das estimativas da idade biológica – conhecidas como relógios de envelhecimento epigenético – nos participantes que seguiram uma dieta vegana, mas não nos que seguiram uma dieta omnívora.

Observaram igualmente uma diminuição da idade do coração, das hormonas, do fígado e dos sistemas inflamatórios e metabólicos dos participantes que seguiram uma dieta vegana, mas não uma dieta omnívora, durante oito semanas.

Os autores alertam para o facto de não ser claro até que ponto as diferenças observadas entre os participantes que seguiram dietas diferentes podem ser atribuídas às suas composições alimentares. Referem que os participantes que seguiram uma dieta vegana perderam, em média, mais dois quilos do que os que seguiram uma dieta omnívora, devido a diferenças no conteúdo calórico das refeições fornecidas durante as primeiras quatro semanas do estudo.

Os investigadores sugerem que estas variações na perda de peso podem ter contribuído para as diferenças observadas na idade epigenética entre os dois grupos. São necessários mais estudos para investigar a relação entre a composição da dieta, o peso e o envelhecimento, para além dos efeitos a longo prazo das dietas veganas, acrescentam.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...