Será a Balsa à vela o transporte marítimo do futuro?

É uma enorme balsa à vela, com 200 metros de comprimento, e foi pensada para transportar sete mil veículos. Este transporte marítimo sustentável, que tem a mesma função de um barco de transporte de carga, pode reduzir até 90% as emissões poluentes numa viagem que atravesse o Oceano Atlântico.

Para a sua construção, foram aproveitadas tecnologias usadas na área naval e aeronáutica, para que a balsa aproveite ao máximo a força do vento, com velas que podem chegar a 80 metros de altura e serem ajustadas para 50 metros em caso de ventos muito fortes.

O projeto é inovador e o consórcio envolvido no projecto espera que a vagem inaugural seja realizada em 2024. A embarcação terá motores para garantir a segurança e manobras em portos e áreas menores. O ponto negativo é que a velocidade da viagem não será muito alta. Espera-se que a travessia do Atlântico leve 12 dias, mais cinco do que o prazo de embarcações similares a motor mas com a vantagem ambiental de 90% na redução de emissões poluentes. O ambiente agradece.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...