Será a China a salvar a Cimeira de Cancún?



O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Huang Huikang, admitiu ontem à agência Reuters que é possível chegar a um acordo climático vinculativo. “Podemos criar uma resolução e essa resolução pode ser vinculativa para a China”, explicou o responsável chinês.

A China, recorde-se, tem rejeitado qualquer carácter obrigatório para as suas metas.

“No âmbito da Convenção da ONU sobre as Alterações Climáticas até podemos ter uma decisão juridicamente vinculativa. Podemos discutir a sua forma específica. Podemos tornar os nossos esforços parte dos esforços internacionais”, continuou Huikang.

O responsável disse que a China deverá conseguir reduzir em 20%, até ao final de 2010, o consumo de energia por unidade do PIB, uma meta definida em 2006.

Também ontem, o chefe da delegação chinesa em Cancún, Xie Zhenhua, explicou que a China “enfrenta muitos desafios, incluindo o desenvolvimento da economia, a eliminação da pobreza, a protecção do ambiente e redução das emissões de gases com efeito de estufa”.

A China defende ainda que é preciso “manter o Protocolo de Quioto”, uma vez que este é fruto “de muitos anos de trabalho e é o único documento vinculativo sobre redução de emissões”.

“Isso quer dizer que precisamos de um segundo período de cumprimento”, explicou Xie Zhenhua.

A China propôs ainda estruturar os esforços de mitigação em três frentes: o tal segundo período de compromisso de Quioto para os países que já o cumprem; a definição de esforços comparáveis no âmbito da Convenção Quadro da ONU para os países desenvolvidos que não fazem parte de Quioto e medidas voluntárias a adoptar pelos países em desenvolvimento.

De acordo com a imprensa chinesa, a delegação liderada por Zhenhua tem mantido negociações bilaterais com delegações dos países em desenvolvimento, da União Europeia e dos Estados Unidos.

É muito provável, segundo a mesma fonte, que os países cheguem a um consenso sobre a ajuda financeira, transferência de tecnologia, adaptação às alterações climáticas e protecção das florestas.

A Cimeira de Cancún arrancou a 29 de Novembro e termina na próxima sexta-feira.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...