Serralves vai contar a história da oliveira e do azeite no próximo sábado



No próximo sábado, dia 9 de Julho, entre as 10h e as 13h, o Parque Serralves poderá ser acedido gratuitamente e, na Clareira das Azinheiras do Parque, será contada a história das oliveiras milenares. Inspiradora, desde a antiguidade, pelo seu fruto e consequente ouro líquido, a Oliveira sobreviveu milhares de anos adaptando-se, domesticando-se e enraizando-se profundamente na nossa cultura.

A Oliveira milenar do Parque nasceu em pleno Alentejo há aproximadamente 1.500 anos e foi oferecida a Serralves pela Oliveira da Serra, em 2010. É também considerada uma das árvores mais reconhecidas do Parque.

Nesta “viagem”serão exploradas as curiosidades botânicas da Oliveira, conhecer o seu percurso de dispersão até à Península Ibérica e reproduzir alguns dos processos e mecanismos utilizados para a transformação do azeite como a mola olearia, as pomadas e as lamparinas.

A par da história, todos os visitantes podem também ficar a conhecer todo o processo de produção de azeite, junto à Oliveira Milenar. Saiba mais no site de Serralves.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...