Sesimbra: nadar com tubarões para preservar o mar português (com VÍDEO)
A maior parte dos portugueses desconhece este facto, mas é possível nadar com tubarões, na costa nacional, e ajudar a promover a biodiversidade e preservar o mar português. A iniciativa é liderada pela empresa Neptuno, fundada por entusiastas da vida marítima e que dá aos clientes a possibilidade de passear
“Portugal é um paraíso para quem gosta de tubarões. Temos dezenas de espécies, incluindo os anequins, as tintureiras, os martelos, tubarões-frade, tubarões-baleia e, ocasionalmente, tubarões-brancos”, explicou ao Economia Verde o fundador da Neptuno, João Correia.
Num dia normal, podem atrair-se três ou quatro tubarões ao largo de Sesimbra, de acordo com os responsáveis da Neptuno. Segundo Walter Canelas, skipper e campeão de pesca de fundo, os tubarões da costa portuguesa “não são muito agressivos”.
A uma hora de distância da costa, o mergulho à superfície permite ficar a menos de uma braçada de um tubarão. Mas o importante vem depois: o tubarão é marcado na barbatana, sendo feito o registo do tamanho e características, local e condições em que foi devolvido ao mar. Depois, estes dados são enviados para uma rede de pesquisa global.
“É muito mais rentável trabalhar com tubarões vivos do que estar a matá-los para vender a carne por alguns cêntimos”, conclui João Correia.
Veja o episódio 122 do Economia Verde.