Sevilha acolhe observatório europeu da diversidade biológica



Sevilha, em Espanha, foi a cidade escolhida para acolher o Lifewatch, um observatório da diversidade biológica, que reunirá os milhares de dados ambientais, produzidos, a cada ano, pelos centros científicos europeus. A poderosa ferramenta dará a possibilidade de conhecer melhor o meio ambiente na Europa.

Espanha é o país com maior biodiversidade da Europa e, provavelmente, espaço natural mais estudado e monitorizado do Velho Continente. A sede do projecto será a Estação Biológica de Doñana, que, inicialmente, albergará dois laboratórios virtuais, com os quais se pretende mostrar a qualidade desta infra-estrutura.

Todos os centros de investigação da Europa podem partilhar todos os dados, não apenas os mais recentes como aqueles relativos a catálogos históricos. Assim, os grupos de trabalho podem extrair novas conclusões a partir de informações em comum.

Em 2015, deverá estar concluída, no campus da Universidade Pablo de Olavide, a instalação central do projecto, que irá acolher os potentes servidores, capazes de gerir os milhares de dados acumulados. O orçamento previsto é de 220 milhões de euros, de acordo com o El Mundo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...