Tampas de esgoto em Lisboa ganham hoje um novo visual
Hoje é o Dia Mundial do Saneamento, e para assinalar esta data, a Águas do Tejo Atlântico deu às tampas do esgoto de Lisboa um novo visual. O projeto “Há Art no Esgoto” tem como objetivo mostrar aos lisboetas e aos turistas a importância deste recurso natural, a água, nas diversas vertentes, como é o caso dos sistemas de saneamento, como serviço essencial para o tratamento de água residual.
Esta iniciativa tem como missão revisitar mais de 36 tampas de esgoto de locais emblemáticos da cidade de Lisboa, dando-lhes uma nova “roupagem” e transformando-as em autênticas obras de arte, com a ajuda do artista plástico Gilberto Gaspar. Parque das Nações, Torre de Belém, Terreiro do Paço, Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos, Ponte 25 de Abril, Sé, Castelo de S. Jorge, Rossio, Restauradores, Marquês de Pombal e Campo Pequeno são os locais onde as novas tampas de esgoto poderão ser encontradas.
O “Há Art no Esgoto” resulta de uma parceria conjunta entre a empresa e a Saint-Gobain PAM, uma das empresas líderes no fabrico e instalação de tampas de esgoto ou CVP’s (caixas de visita permanentes).
Veja aqui algumas das tampas já transformadas: