Seychelles apostam no seu primeiro parque eólico



As Seychelles são um grupo de 115 ilhas no Oceano Índico que conta actualmente com geradores a diesel, caros e poluentes. Isto torna claro um facto: este é um local onde a instalação de energia renovável faz todo o sentido. E é por isso que o arquipélago recebeu agora o seu primeiro parque eólico.

Este está localizado na Ilha de Mahé, a maior do arquipélago. Tem uma capacidade de 6 megawatts, o que deve ser suficiente para atender a 8% das necessidades de electricidade da ilha. É também suficiente para reduzir as emissões de CO2 em 5.500 toneladas por ano e abastecer mais de 2.100 casas – poupando 1,6 milhões de litros de diesel anualmente.

Este é, sem dúvida, um bom começo. Espera-se agora que as fontes de energia eólica se expandam a outras ilhas e que talvez até lhe seja acrescentada energia solar fotovoltaica e aquecimento solar das águas, capazes de atender a toda as necessidades de energia eléctrica da região com fontes limpas.

O parque eólico foi desenvolvido pela Masdar, uma empresa de energia do governo de Abu Dhabi e financiado pelo Abu Dhabi Fund for Development (ADFD). Apesar de querer expandir o seu alcance geográfico, é bom ver a empresa a trabalhar em projectos de menor escala amigos do ambiente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...