Shelter byGG: um quarto ao ar livre que vai estar em Guimarães até Dezembro

A partir da próxima semana, vai ser apresentado em Guimarães o Shelter ByGG, um objecto escultório habitável, da autoria de Gabriela Gomes. O projecto vai poder ser visto na cidade até Dezembro, no âmbito da Capital Europeia da Cultura.

“Gabriela Gomes criou um módulo habitável, convidando-nos a dormir numa escultura instalada no espaço púbico. O módulo tem um quarto duplo com WC integrado, pensado para o conforto e a privacidade dos utilizadores. A componente estética não ficou esquecida e é um dos pontos fortes deste projecto”, pode ler-se no comunicado à imprensa.

Na construção e funcionamento deste “casulo/quarto”, são visíveis as preocupações ambientais, nomeadamente a sustentabilidade pela utilização de materiais não poluentes e recicláveis (CORwall, Aglomerado Expandido de Cortiça, OSB e madeira) e ecoeficiência energética pelo uso da energia solar (painéis fotovoltaicos) e iluminação com tecnologia LED.

Este projecto vai de encontro à linha de trabalho da autora que tem como marca característica “converter objectos escultóricos em objectos de design” e transformá-los em produtos do quotidiano.

O Shelter byGG, considerado um “objecto itinerante”, será, numa primeira fase,  instalado e apresentado na Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, mas a sua fácil deslocação num TIR permitirá que circule posteriormente por outros lugares sem necessidade de infraestruturas.

Até ao final do ano, os mais aventureiros vão inclusive poder desfrutar de uma noite diferente neste espaço, bastando, para tal, fazer a reserva para duas pessoas no site do projecto. O preço por noite é de €100 (257R$) e inclui tisanas biológicas, frutas desidratadas naturais, água, compotas e sabonetes enriquecidos com shea butter.

 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php