Siemens anuncia nova solução para optimização de energia nos sistemas produtores de água fria



A Siemens apresentou esta semana a sua nova solução para serviços de energia Demand FlowTM, um sistema patenteado de controlo e optimização de energia para sistemas produtores de água fria. Esta solução foi projectada de modo a reduzir o consumo total de energia da central de produção de água fria entre 20% e 50%.

Através de um microprocessador Direct Digital Control (DDC), a sequência de funcionamento da central é controlada continuamente pelo Demand FlowTM de modo a calcular, de forma dinâmica, a curva de pressão variável do sistema. Mais especificamente, a solução Demand FlowTM optimiza os setpoints de temperatura para a água fria e água de condensação, enquanto controla a frequência dos motores das bombas e ventiladores das torres de arrefecimento de forma a manter continuamente o balanço de energia do sistema.

Desta forma, o Demand FlowTM permite obter a optimização de todo o sistema de água arrefecida, num cenário em que a redução da utilização de energia necessária para as operações pode alcançar os 50%, com um despenho da central térmica EER (Energy Effectiveness Ratio) de 10.

“Os algoritmos especiais integrados no microprocessador DDC Demand FlowTM podem distribuir a eficiência alcançada através dos sistemas de água refrigerada com o apoio do sistema de gestão técnica centralizada pré-existente”, explica a Siemens em comunicado.

Estes algoritmos requerem a conversão da velocidade constante das bombas de condensação, das bombas associadas ao retorno e à distribuição de água refrigerada, assim como dos ventiladores das torres de arrefecimento.

Por outro lado, os variadores de frequência permitem manter a pressão diferencial óptima de funcionamento, reduzindo a energia de bombagem excessiva, através da redução das horas de funcionamento. “A solução Demand FlowTM permite aumentar a disponibilidade térmica dos equipamentos produtores, e tem a vantagem de não requerer a utilização de variadores de frequência dispendiosos nos compressores dos chillers”, continua a multinacional alemã.

Adicionalmente, o software Siemens EMC (Energy Monitoring and Controling) permite monitorizar a performance do sistema em qualquer ponto do globo com um simples acesso à Internet. O EMC é a aplicação responsável pela acumulação de dados, emissão de relatórios de perfil de operação, energia utilizada, assim como de outros parâmetros detalhados do sistema.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...