Siemens inventa pás de rotor que aumentam produção de energia eólica em 4%



A multinacional Siemens acaba de revelar a Dino Tails, a sua mais recente invenção da área da energia eólica e que permite aumentar a produção em 4%. Esta inovação dotou as faces exteriores das pás rotoras das turbinas eólicas de serrilhas iguais aos enormes espigões ósseos existentes nas costas dos Estegossauro, o que as torna mais rápidas, mais eficientes e mais silenciosas.

Esta configuração inédita permite que as pontas das pás do rotor possam atingir velocidades de 350 km por hora – o que permite uma melhoria na produção de energia na ordem dos 4% ao ano, um aumento substancial para uma turbina eólica – e originar menos ruído que uma pá tradicional, fato muito relevante para parques onshore.

Estas pás de rotor instaladas podem ser vistas em Lisboa, até Agosto, no módulo da Siemens “Dino Tails – A energia eólica e os Dinossauros”, que integra a exposição “T-Rex – Quando as galinhas tinham dentes”, patente no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

“As pás do rotor podem atingir comprimentos até 75 metros, e são significativamente mais robustas do que as pás tradicionais, porque não apresentam nem costuras nem pontos de aderência”, explica a Siemens em comunicado.

A Dino Tails foi uma das 21 invenções que Peder Bay Enevoldsen (na foto) desenvolveu para a Siemens, em 2012, no que toca à tecnologia eólica.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...