Siemens lança teste inovador que revela resultados de Vitamina D em 18 minutos
A Siemens não nos pára de surpreender. Esta semana, a empresa anunciou que vai disponibilizar no mercado português um teste completo e automatizado de Vitamina D, que vai permitir aos laboratórios a entrega de resultados precisos e consistentes em apenas 18 minutos. Os resultados vão avaliar a deficiência, suficiência e toxicidade de Vitamina D.
Segundo a empresa, a rapidez e eficiência do teste de Vitamina D da Siemens Healthcare Diagnostics, um equipamento já instalado em vários laboratórios portugueses, permite também dar resposta à necessidade cada vez maior de testes deste género.
“A deficiência de vitamina D está associada ao raquitismo nas crianças e à osteomalácia nos adultos, enquanto uma insuficiência prolongada de vitamina D leva ao aparecimento de osteoporose”, alertou a Siemens em comunicado.
“Mais recentemente, alguns estudos estão a associar a deficiência de vitamina D à mortalidade, sobrevivência e aparecimento de outras doenças, tais como o cancro do colo-rectal ou da mama, doenças cardiovasculares como a hipertensão ou enfarte do miocárdio, diabetes, com diminuição da produção de insulina, e doenças auto-imunes, como a esclerose múltipla e a artrite reumatoide”, continuou a empresa.
Há cerca de mil milhões de pessoas, em todo o mundo, com deficiências de Vitamina D. Este número explica-se por uma alimentação pobre em Vitamina D, pela menor exposição ao sol – devido à utilização de protector solar para evitar o cancro da pela – e pelo maior número de horas passadas em espaços interiores, casa ou escritório.
Este crescimento dos níveis de deficiência tem sido acompanhado pelo aumento da procura deste tipo de testes.
“À medida que o volume de testes aumenta, os laboratórios precisam de saber que podem satisfazer esta procura com um teste de vitamina D fiável e preciso” explicou Ivan Christo França, director da Siemens Healthcare Diagnostics em Portugal. “Este teste da Siemens permite aos laboratórios obter resultados precisos e consistentes em cerca de 18 minutos, com benefícios claros para os pacientes”, acrescentou o responsável.