Signify: a fabricante da Philips torna-se 100% livre de carbono e apresenta novo Programa de Sustentabilidade para 2025
A Signify, líder mundial em iluminação e fabricante da Philips, acaba de anunciar que alcançou a neutralidade de carbono nas suas operações de todo o mundo, utilizando apenas eletricidade 100% renovável. A sua energia é eólica e solar, e é apoiada por dois contratos, um no Texas e outro na Polónia. “Conseguimos fazê-lo antes do prazo estabelecido pelo Acordo de Paris” , destacam na Conferência.
Empenhada no cumprimento dos restantes compromissos traçados para 2020, a empresa está já a preparar uma nova jornada de 5 anos, até 2025, na qual se irá concentrar em duplicar o seu impacto positivo no ambiente e na sociedade.
Eric Rondolat, CEO of Signify, afirma “É uma conquista muito importante e queremos que muitas outras empresas se juntem a nós.”
A empresa reduziu as suas emissões operacionais em mais de 70%, desde 2010, substituindo as tecnologias das suas instalações por outras mais eficientes em termos energéticos, optando por formas de transporte mais sustentáveis e planeamentos de logística otimizados, e reduzindo o número de viagens tornando-as também mais sustentáveis. O balanço das reduções de emissões é alcançado através de um programa de compensação de carbono com projetos que visam contribuir para o bem-estar das comunidades locais.
Os seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, seguidos pela Signify, são:
3 – Vida Saudável;
7 – Energias Renováveis;
8 – Trabalho digno e crescimento económico;
11 – Cidades e comunidades sustentáveis;
12 – Produção e consumo sustentáveis;
13- Combater as alterações climáticas.
Os quais serão usados como bússola estratégica para atingir os quatro objetivos que se seguem:
- Duplicar o ritmo do Acordo de Paris – Reduzir as emissões de carbono em toda a cadeia de valor, limitar os aumentos de temperatura a 1,5 ° C e aumentar a eficiência energética do seu portfólio;
- Duplicar as receitas circulares, atingindo os 32% – Tornar a economia mais circular, através de produtos que podem ser reimpressos, recondicionados, reutilizados ou reciclados;
- Duplicar o contributo para vidas melhores, através de inovações que beneficiam a sociedade (32%) – Estão incluídas receitas de inovações em iluminação, que aumentam a disponibilidade de alimentos, segurança e proteção, saúde e bem-estar;
- Duplicar o compromisso com a diversidade através da integração de duas vezes mais mulheres em cargos de liderança (34%) – Promoção de boas condições de trabalho e crescimento económico, e reforço dos compromissos com a segurança dos colaboradores, sustentabilidade dos fornecedores e projetos apoiados através da Signify Foundation.
Nicola Kimm, Diretora de Sustentabilidade, Ambiente, Saúde e Segurança da Signify, explica que quanto à economia circular, a empresa segue umas regras de design, prestando atenção a características como “capacidade de atualização, desmontagem, materiais, vida útil”. “Tendo a responsabilidade pelo produto no final da vida útil, ou atualizamos o produto para estender a sua vida útil, ou podemos levar o produto de volta para a reciclagem” acrescenta, concluindo que“é uma combinação do design do produto e do modelo de negócio.”