Simtejo leva experiência sensorial ao Congresso Mundial da Água
De olhos vendados e com auscultadores nos ouvidos somos conduzidos através de uma experiência sensorial que nos transporta para os primórdios do planeta Terra e para o aparecimento da água. Durante os dez minutos seguintes acompanhamos a evolução terrestre e a utilização da água até chegarmos à actualidade, onde somos confrontados com cheias, secas, escassez de água e desperdício deste recurso vital à vida.
A viajem trata-se da experiência sensorial da água, uma iniciativa que Simtejo levou ao Congresso Mundial da Água, a decorrer em Lisboa, com o intuito de promover a reflexão sobre a poupança de água de uma forma alternativa. “É uma iniciativa de sensibilização para o público. E experiência foi concebida para crianças, mas achámos que poderia funcionar bem aqui no congresso para alertar para os problemas da água”, explica Eugénia Dantas, técnica de comunicação e educação ambiental da Simtejo.
A experiência sensorial faz parte do programa de educação ambiental da Simtejo, “Ama a Água”, direccionado para crianças do 1º ao 3º ciclo do ensino básico.
O programa de educação ambiental “Ama a Água” foi desenvolvido pela Simtejo em colaboração com as câmaras municipais da Amadora, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira e tem como objectivo sensibilizar para o uso eficiente da água e a importância das ETARs para o ambiente.