Sinal misterioso avistado numa galáxia distante pode ser a primeira prova da existência de matéria negra



Há vários anos que os cientistas tentam provar a existência da matéria negra, mas até agora sem efeito, sendo a matéria estudada apenas do ponto de vista teórico. Contudo, um misterioso sinal avistado numa galáxia distante pode ser a primeira evidência de que a matéria negra realmente existe.

A detecção da matéria foi feita sob a forma de sinais de raios-x com origem no aglomerado de galáxias de Perseus, a 240 milhões anos – luz da Terra. Se for confirmada a detecção, feita em conjunto pelos observatórios da NASA Chandra X-ray e da Esa XMM Newton, será a melhor prova da existência de matéria negra descoberta até à data, refere o Daily Mail.

A matéria negra é um tipo de matéria que rodeia as galáxias ao longo do universo, mas é invisível porque não reflecte a luz. Apesar de não poder ser vista directamente através de telescópios, os astrónomos sabem que a matéria existe devido a efeitos gravitacionais que provoca na matéria que se consegue ver.

Os astrónomos acreditam que a matéria negra constitui 85% da matéria total do universo, só que não emite ou absorve luz como a matéria normal – protões, electrões e neutrões. Como tal, os cientistas recorrem a métodos indirectos de observação para procurar pistas que comprovem a existência da matéria negra.

Apesar de o avistamento dos raios-x ter grande potencial, os resultados têm de ser confirmados com mais dados e observações para comprovar a veracidade da observação.

Foto: NASA Goddard Photo and Video  / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...