Sinistralidade na rede Brisa baixou 3,82% no primeiro semestre de 2013
O índice de sinistralidade na rede Brisa caiu 3,82% no primeiro semestre de 2013, quando comparado com o período homólogo. Este índice reflecte a taxa de acidentes com vítimas (mortos, feridos graves e feridos ligeiros) ponderado pelos percursos efectuados.
Assim, e nos seis primeiros meses do ano, o número de acidentes com vítimas apresentou uma redução superior a 10%, de 394 para 357, tendo-se registado reduções significativas nestes desastres: oito vítimas mortais, menos cinco que no primeiro semestre (-62,5%); 28 feridos graves, mais quatro que no primeiro semestre (+14,39%) e 500 feridos ligeiros, menos 36 que no primeiro semestre (-7,20%).
Esta evolução enquadra-se na tendência verificada na rede Brisa, em matéria de indicadores de sinistralidade. “Os dados traduzem o esforço constante no sentido de garantir a segurança rodoviária nas suas auto-estradas, através de uma política de gestão activa de tráfego, da manutenção e conservação das vias e das campanhas de informação e sensibilização que promove regularmente”, avança a empresa em comunicado.
Segundo a Brisa, a evolução deste indicador confirma ainda o facto de as auto-estradas serem “as vias mais seguras para viajar quando comparadas com as vias alternativas.”
Pode ver toda a informação actualizada aqui, recordar o estudo que avança que viajar em auto-estrada é 5% mais barato que noutras estradas portugueses e, finalmente, as comparações que deram origem a esta conclusão.
Foto: Sob licença Creative Commons