Sintra já entregou mais de 500 compostores domésticos (mas ainda existem 50 sem dono)
No âmbito do projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar – Ser Melhor pelo Ambiente!”, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) já distribuíram 550 compostores domésticos aos munícipes. Restam agora os últimos 50, que ainda estão à procura de casa.
Os compostores serão atribuídos aos interessados que, em primeiro lugar, submetam a sua candidatura no site, e em segundo, que disponham de espaço exterior, como uma horta, um jardim ou um terraço com terra, onde possam colocar o equipamento. Cada compostor tem uma capacidade de 330 litros. As inscrições são analisadas por ordem cronológica de submissão, sendo que a entrega dos compostores é efetuada nas instalações dos SMAS de Sintra, em data e hora a designar.
O projeto dos SMAS de Sintra tem por objetivos sensibilizar para a redução da deposição de resíduos indiferenciados, mas também para o aproveitamento dos restos de alimentos não cozinhados e da manutenção dos jardins e hortas, que podem produzir um fertilizante rico em nutrientes, o dito composto orgânico. Esta inciativa promove a valorização dos resíduos orgânicos e reduz o seu encaminhamento para incineração ou aterro.
Para além da disponibilização dos compostores, os SMAS de Sintra promovem a realização de ações de formação, como as que decorreram no final do passado mês de fevereiro, via online, no sentido de esclarecer as dúvidas dos munícipes que se candidataram ao projeto. É ainda disponibilizado um guia de compostagem na página da entidade.
Os SMAS de Sintra estão ainda a disponibilizar equipamentos comunitários, com capacidade de 1.000 litros, para condomínios e entidades privadas (empresas), escolares e sociais (instituições de infância ou 3.ª Idade). Os primeiros compostores comunitários foram disponibilizados nas hortas solidárias da Câmara Municipal de Sintra, situadas em Rio de Mouro, Cacém, Monte Abraão e Pego Longo (Belas).