Sintra: jardim de camélias do Parque da Pena distinguido internacionalmente (com FOTOS)
O Parque da Pena, em Sintra, recebeu na última semana a distinção de “Jardim de Camélias de Excelência” pela Internacional Camellia Society, durante o congresso bianual da associação.
A distinção vem tornar o Parque membro de uma rede internacional de jardins de excelência no que se refere à sua colecção de camélias. Esta rede de jardins constitui-se como um grupo restrito, já que até à última semana incluía apenas 30 membros em todo o mundo.
Esta distinção foi potenciada pelo projecto de recuperação e identificação botânica do jardim que a Parques de Sintra lançou em 2009, refere a entidade em comunicado. Com várias fases, o projecto implementou várias intervenções que permitiram a recuperação de algumas estruturas e vegetação que estavam em avançado estado de degradação.
O projecto incluiu a recuperação da rede de caminhos, do sistema de drenagem superficial e o restauro da rede de condução de águas do sistema tradicional de águas do parque e elementos de água decorativos.
O Jardim de Camélias do Parque da Pena é uma das mais portantes colecções portuguesas de camélias, com cerca de 200 cultivares, que foram introduzidas no parque no século XIX pelo rei D. Fernando.
Além do Jardim de Camélias da Pena, também o Parque Terra Nostra, nos Açores, foi distinguido, a par de outros 13 jardins de camélias em outros países.
Foto: Parques de Sintra e andreadg
[nggallery id=334 template=greensavers]