Sistema de partilha de bicicletas de Londres pode até dar lucro



Depois de toda a polémica em torno do seu investimento avultado, o Barclays Cycle Hire, sistema de aluguer e partilha de bicicletas de Londres, poderá afinal dar lucro.

Segundo a agência noticiosa Bloomberg, que cita o conselheiro de Boris Johnson – mayor londrino – para a área dos transportes, Kulveer Ranger, as expectativas são hoje muito mais positivas do que eram há cinco meses, quando o projecto foi lançado.

“Queremos que o projecto se consiga pagar sozinho. Provavelmente não irá dar um lucro enorme à cidade, mas [o facto de ele se pagar] diz muito sobre esta cidade”, revelou.

Segundo Ranger, o elevado número de membros inscritos do sistema – 108 mil – e o apoio dos patrocinadores será suficiente para que o projecto não só se pague a si próprio como inclusive dê um pequeno lucro.

Em Julho, recorde-se, a Câmara de Londres esperava um prejuízo de cerca de seis milhões de euros resultantes desta iniciativa.

Ainda assim, Londres investiu cerca de 165 milhões de euros neste projecto, sendo que o principal patrocinador, o banco Barclays, foi responsável por 30 milhões desse investimento inicial.

À data de anteontem tinham sido realizadas1,8 milhões de viagens através do Barclays Cycle Hire, que em breve se vai estender para outras zonas da capital britânica.

Para já, porém, continuam no activo apenas 5.000 bicicletas – que já são conhecidas nas ruas da capital britânica como as Boris Bikes – e 346 pontos de recolha e entrega de bicicletas.

Em 2012, haverá 8.000 bicicletas, que irão estar disponíveis num raio de 65 quilómetros quadrados da área metropolitana de Londres.

Finalmente, os números. De acordo com a porta-voz da cidade de Londres, Hannah Russell, 93% de todas as viagens têm menos de 30 minutos de duração. Ou seja, são gratuitas.

Outro número muito interessante: apenas oito bicicletas foram até agora roubadas (sendo que duas delas foram posteriormente devolvidas). Em Paris, no sistema idêntico Vélib, um terço das 24 mil bicicletas distribuídas pela cidade foram roubadas nos primeiros 18 dias…

O sucesso do Barclays Cycle Hire já se espalhou por toda a Europa. Depois de Londres, também Barcelona e Bruxelas lançaram os seus próprios sistemas de partilha de bicicletas. Entretanto, cidades como Madrid e São Petersburgo visitaram Boris Johnson para avaliar a pertinência e sustentabilidade do projecto.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...