Site divulga áreas protegidas de todo o mundo, incluindo 216 de Portugal
O programa ambiental dos Estados Unidos lançou o site Protected Planet para divulgar as áreas protegidas e que são pouco conhecidas no mundo inteiro. Do site constam 216 áreas portuguesas, explica a BBC online.
Assim, em Portugal entre as 216 áreas protegidas e parques naturais recomendadas pelo site inclui-se a Serra d’Aire, os parques naturais da Arrábida, Sintra e da Madeira, o Estuário do Tejo, a Costa Vicentina e o Litoral de Esposende.
O portal foi lançado na Convenção de Biodiversidade dos Estados Unidos, sendo que, nessa altura, o chefe da divisão de áreas protegidas do programa ambiental das Nações Unidas (UNEP), Charles Besancon, alertou para a importância das áreas protegidas como uma das formas mais eficazes de salvaguardar plantas, animais e ecossistemas.
“Sabemos que os parques nacionais e as áreas protegidas são importantes por muitas razões. Elas abastecem água potável a um terço das maiores áreas urbanas do mundo, protegem as emissões de carbono e as espécies ameaçadas”, revelou também à BBC.
E deu um exemplo. “Os últimos 600 gorilas de montanha estão em áreas protegidas rodeadas por comunidades. Sem áreas protegidas, já tínhamos perdido o gorila da montanha”.
Refira-se que a UNEP compilou a bases de dados das áreas protegidas de todo o mundo a partir de dados dos Governos e outras entidades responsáveis.
Apesar de estarem identificadas mais de 150 mil áreas protegidas, grande parte da informação que está nestes espaços é escassa. O portal permite ainda que os turistas que visitem um local protegido criem entradas na Wikipédia e publiquem fotografias online, de forma a atrair outros visitantes e promover a própria área e a informação sobre esta.