Smart Ocean e Ocean 14 Capital celebram acordo para impulsionar investimento sustentável na economia azul



A Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche (APDPCTMP) – Smart Ocean e a Ocean 14 Capital, fundo de investimento sediado em Londres e especializado em soluções oceânicas sustentáveis, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que estabelece as bases para uma colaboração estratégica no âmbito da economia azul em Portugal, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o acordo tem como objetivo promover novas oportunidades de cooperação, investimento e inovação sustentável, conectando o ecossistema científico e tecnológico do Smart Ocean Peniche à experiência internacional da Ocean 14 Capital no financiamento de soluções transformadoras relacionadas com o oceano.

No âmbito do Memorando está previsto o desenvolvimento conjunto de iniciativas e projetos que apoiem o crescimento sustentável da economia azul, com foco em áreas estratégicas como aquacultura, pescas, biotecnologia marinha e inovação tecnológica.

“Esta parceria representa um passo decisivo na consolidação de Peniche como polo de inovação e investimento azul, ligando o conhecimento científico e tecnológico a mecanismos internacionais de financiamento”, afirma Sérgio Leandro, coordenador científico do Smart Ocean e diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, salientando que “trabalhar com a Ocean 14 Capital reforça a ambição de transformar o Smart Ocean num verdadeiro living lab para a transição sustentável dos oceanos”.

Para Filipe Sales, presidente da Câmara Municipal de Peniche, a colaboração entre o Hub Azul de Peniche – Smart Ocean e a Ocean 14 Capital “constitui uma oportunidade única, não apenas para Peniche, mas para toda a região Oeste, reforçando a nossa liderança na economia azul e criando condições reais para investimento sustentável, criação de emprego e transferência de conhecimento”. “É um forte sinal de confiança no potencial do nosso território e nas pessoas e instituições empenhadas em construir um futuro mais sustentável para os oceanos”, acrescenta.

Por sua vez, Francisco Saraiva Gomes, chief investment officer e sócio-fundador da Ocean 14 Capital, afirma estar “entusiasmado com esta parceria com o Smart Ocean e com o desenvolvimento de um Cluster Azul de elevado potencial em Portugal”. “Concentrar as capacidades locais é fundamental para acelerar a transição para modelos de negócio sustentáveis na economia azul. Juntos podemos fazer mais, sendo que esta parceria permitirá ampliar o nosso alcance e impacto. O Smart Ocean tornar-se-á, sem dúvida, um cluster azul de sucesso, ao reunir inovação, indústria, ciência e finanças numa mesma geografia com massa crítica suficiente.”

Integrado na Rede Nacional de Hubs Azuis, criada ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Smart Ocean Peniche reforça assim a sua posição como catalisador de inovação, investimento e sustentabilidade, promovendo a convergência entre ciência, empresas e sociedade.

Sediado em Peniche e coordenado pela APDPCTMP, o Hub Azul de Peniche – Smart Ocean atua como uma plataforma de interface, incubação e aceleração de soluções inovadoras para a economia azul, sendo a entidade gestora do polo de Peniche da Rede Nacional Hub Azul. Tem como sócios fundadores o Instituto Politécnico de Leiria, o Município de Peniche, a DOCAPESCA – Portos e Lotas, S.A., e a Biocant, e como sócios efetivos a NERLEI CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria, a Associação para o Desenvolvimento de Peniche, a Associação Empresarial da Região Oeste e a Ocean 14 Capital.

Já a Ocean 14 Capital é internacionalmente reconhecida por investir em empresas e projetos que impulsionam a transição sustentável dos oceanos, alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 das Nações Unidas (Vida Subaquática) e a Estratégia Europeia para uma Economia Azul Sustentável.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...