Smartphones em desuso podem ajudar a salvar florestas e animais



Os actuais sistemas de detecção de corte ilegal nas florestas dependem de satélites e podem levar dias ou semanas para reunir todos os dados sobre uma acção criminosa. Mas um novo projecto pretende optmizar o processo de combate à desflorestação e à protecção de animais, ao identificar a ameaça e enviar alertas às autoridades em tempo real.

Trata-se do Rainforest Connection (RFCx), que transforma smartphones velhos em dispositivos de escuta autónomos movidos a energia solar. O projeto-piloto está a ser testado numa reserva na Indonésia.

Os aparelhos passam por uma reconversão para poderem detectar e identificar – a longas distâncias – sinais de actividades de destruição ambiental, como motosserras, e de animais que estão a ser vítimas de caçadores furtivos.

Primeiro, os dispositivos são instalados nas árvores, onde ficam quase invisíveis. Cada dispositivo capta continuamente todo o som ambiente e pode detectar sons suspeitos em até um quilómetro de distância, explica o Planeta Sustentável.

Após capturar o som de uma actividade ilegal, o dispositivo transmite um alerta para o servidor do programa Rainforest Connection, que, por sua vez, envia uma mensagem para as autoridades.

Estes dados, disponíveis em tempo real, permitem que os funcionários de segurança das áreas verdes respondam com rapidez à actividade ilegal. Segundo a descrição do projecto, que procura apoio no site de financiamento colectivo Kickstarter, os dispositivos são programados para funcionar numa cobertura GSM mínima.

Se o projecto conseguir angariar o valor mínimo pretendido no Kickstarter-  $ 100 mil (cerca de € 73 mil) -, será possível construir dispositivos suficientes para proteger até 300 quilómetros quadrados de florestas na África e no Brasil.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...