SMAS de Sintra assinalam quadra natalícia com atividades de cariz ambiental
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) voltam a assinalar a quadra natalícia com a dinamização de atividades de cariz ambiental, no palco do Reino de Natal, no Parque da Liberdade, que este ano arranca a 1 de dezembro e se prolonga até ao Dia de Reis (6 de dezembro), informou a instituição em comunicado.
Segundo a mesma fonte, com a Vila de Sintra transformada num “autêntico local mágico”, os SMAS de Sintra vão promover ações de educação e sensibilização ambiental, centrados nos eixos da Economia Circular e do ciclo urbano da água e dos resíduos, dirigidas a toda a família, mas particularmente aos mais pequenos. No arranque do Reino de Natal, esta quinta-feira, o destaque recai em “fomentar a reutilização de diversos materiais, dando uma nova vida a tampas de embalagens de plástico para o tradicional “Jogo do Galo”, e em pinturas faciais alusivas às questões ambientais”.
O renovado espaço dos SMAS de Sintra “vai proporcionar atividades para alertar que, mesmo nesta época, o ambiente tem de estar sempre no centro das atenções”. A dinamização de atividades de Economia Circular, “potenciando a reutilização de resíduos para os mais pequenos darem asas à imaginação, estará em particular destaque ao longo do Reino de Natal, sem esquecer o Jogo ‘SMAS e o Ambiente’ que aborda questões relacionadas com as respetivas atribuições: abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha de resíduos urbanos”, sublinha o comunicado.
“A preservação do recurso água” é outra das atividades que integra a programação dos SMAS de Sintra a realizar no Parque da Liberdade, neste caso com o objetivo de “sensibilizar para a importância de proteger um bem vital para a vida e dar nota de comportamentos que não devem ser adotados, como o encaminhamento de resíduos para as redes de drenagem de águas residuais, incluindo os óleos alimentares usados, assim como as consequências do descarte na via pública porque convém não esquecer que ‘O que cai ao chão, cai ao mar'”, acrescenta a mesma fonte.
Os SMAS de Sintra vão promover, ainda, pequenas atividades de natureza científica, sob a denominação de “Luzes de Natal e Estrela Mágica”, que prometem explicar, de uma forma lúdica, como funcionam os circuitos elétricos e compreender porque razão, de ano para ano, as luzes de Natal podem já não funcionar. Para além de um curto circuito com recurso a uma pilha e um simples esfregão de palha de aço, os mais pequenos terão oportunidade, ainda, de fazer uma estrela de Natal, com apenas cinco palitos e uma gota de água. É caso para dizer: ver para crer!
A entrada no Reino de Natal é gratuita, mas os visitantes são convidados a oferecer um bem alimentar não perecível, ou a entregar ração para animais ou mantas, num apelo solidário para que esta quadra seja vivida de outra forma por famílias desfavorecidas. Em 2021, foram angariados cerca de 11 mil bens alimentares e mais de 2 mil euros, utilizados na aquisição de mais produtos, para além de de 490 unidades de ração para os fiéis amigos de quatro patas.
Mais informações aqui