SMAS de Sintra assinalam Semana do Ambiente com atividades, jogos e peça de teatro de marionetas
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão promover, entre 5 e 9 de junho, a Semana do Ambiente, que vai decorrer no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra (futuro Museu da Água e Resíduos), informaram em comunicado.
Segundo a mesma, na semana que se inicia com a comemoração do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), os SMAS de Sintra vão dinamizar várias atividades que pretendem sensibilizar a comunidade em geral para a importância da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos. Para além da realização de atividades e jogos, o destaque recai na apresentação da peça de teatro de marionetas “Floresta”, pelos Valdevinos (terça-feira, dia 6, pelas 10h00, e sexta-feira, dia 9, pelas 10h00).
No ano em que se assinala o 50.º aniversário do Dia Mundial do Ambiente, em 2023 dedicado ao tema das soluções para a poluição plástica, os SMAS de Sintra dedicam uma semana à temática ambiental, com a realização de atividades no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra. No dia 5 de junho, pelas 10h00, será dinamizado o jogo lúdico-pedagógico “Resíduos aos Pares”, em que os participantes associam os diferentes materiais aos novos objetos que resultam da sua reciclagem, enquanto a tarde (pelas 15h00) será dedicada à atividade “Há Vida no Charco”, que sensibiliza para a importância da biodiversidade e da necessidade de preservação deste tipo de ecossistemas, assim como permite observar algumas das espécies que habitam no local.
Na terça-feira, dia 6, pelas 10h00, será apresentada a peça de teatro de marionetas “Floresta”, pelos Valdevinos (com sede em Agualva), um espetáculo que pretende sensibilizar para a necessidade de respeito pela Natureza, centrando-se na importância da floresta, dos animais que ali habitam e até dos guardas florestais, que zelam pela preservação dos espaços naturais. “’Floresta’ é uma narração fabulística em que as personagens, habitantes da floresta, sustentam um diálogo entre si e que se prende com a história de vida de cada um, na luta pela sobrevivência”, explicam os Valdevinos, dando conta que esta peça de teatro “pretende contribuir para a aproximação das crianças à Floresta”. A peça volta a cena na sexta-feira, dia 9, também pelas 10h00.
Na tarde de dia 6, pelas 15h00, estará em destaque o “Jogo dos ODS”, centrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a agenda para 2030 das Nações Unidas. No dia 7, o Espaço SMAS da Ribeira de Sintra é palco das atividades “O Ciclo da Água” (às 10h00), em que serão explorados os diferentes estados físicos da água, através da realização de pequenas experiências científicas, e “Reutilização” (15h00), que incentiva a repensar o descarte de materiais e a reduzir o consumo. No derradeiro dia da Semana do Ambiente, 9 de junho, após a peça de teatro, os resíduos voltam a estar no centro das atenções, com o jogo “Resíduos aos Pares”.
A Semana do Ambiente constitui, assim, uma “excelente” oportunidade para visitar o Espaço SMAS da Ribeira de Sintra que, na segunda-feira, 5 de junho, por se assinalar o Dia Mundial do Ambiente, estará excecionalmente aberto ao público. A funcionar de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, o espaço dará origem, ainda este ano, ao Museu da Água e Resíduos, que se pretende assumir como um polo de referência na área da educação e sensibilização ambiental, visando a adoção de valores relacionados com a preservação do património ambiental, especialmente vocacionado para a comunidade educativa, mas sem descurar qualquer faixa etária.
A participação nas atividades da Semana do Ambiente necessitam de marcação através dos e-mails reservas@smas-sintra.pt ou info@smas-sintra.pt.