SMAS de Sintra instalam nova contentorização e requalificam rede de abastecimento de água
Foi inaugurado recentemente o Parque Linear D. Domingos Jardo, uma nova ligação pedonal e ciclável ao longo da Ribeira das Jardas, entre a cidade de Agualva-Cacém e Fitares (Rio de Mouro), que representou um investimento de cerca de 1 milhão e 600 mil euros, informaram os SMAS de Sintra em comunicado.
Segundo a mesma fonte, além da criação do novo percurso que se desenvolve entre zonas urbanas e rurais, a empreitada contemplou, ainda, a instalação de contentorização enterrada de recolha de resíduos na Avenida dos Missionários (três pontos de deposição) e na Rua Cardeal Patriarca D. António Ribeiro. No âmbito desta intervenção, os SMAS de Sintra procederam ainda à remodelação da rede de abastecimento de água.
Além da criação do parque linear, com uma extensão de 1200 metros, a intervenção compreendeu, assim, a valorização e requalificação do espaço público, nas imediações da Escola EB 2,3 António Sérgio, através de melhoria das condições de circulação pedonal, com o alargamento de passeios, reforço da arborização dos arruamentos, criação de ciclovia e revitalização dos espaços verdes existentes. Foram instalados ainda novos contentores de recolha de resíduos, com as diferentes valências (indiferenciados, plástico/metal, papel/cartão e vidro), que permitem aumentar a capacidade de deposição, melhorar a acessibilidade e higiene e valorizar o ambiente.
No âmbito desta intervenção, para além da instalação de novos contentores, os SMAS de Sintra procederam, por administração direta (com recurso a meios próprios dos serviços), à remodelação da rede de abastecimento de água na Avenida dos Missionários, junto à Escola EB 2,3 António Sérgio, com a substituição da rede antiga por uma conduta DN 200 mm, em PVC.
O novo espaço de lazer permite a ligação entre o Parque Linear da Cidade de Agualva-Cacém e o Parque Urbano de Rinchoa-Fitares (Rio de Mouro) e, além da requalificação das margens da ribeira, a sua execução contemplou a plantação de 700 novas árvores, com escolha de espécies autóctones e ornamentais que tiveram em conta preocupações de sustentabilidade, no sentido da redução das necessidades de manutenção e de consumo de água para rega.