SMAS de Sintra investem 100 mil euros na aquisição de três viaturas elétricas



Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) adquiriram três viaturas ligeiras de mercadorias, 100% elétricas, que representaram um investimento de 100 mil euros (incluindo IVA), que contaram com uma comparticipação de 12 mil euros do Fundo Ambiental (FA). As três viaturas destinam-se a equipas operacionais e técnicas, nomeadamente das áreas do saneamento, laboratório e comercial, e vem ao encontro das preocupações ambientais dos SMAS de Sintra, informaram em comunicado.

Segundo a mesma fonte, os SMAS estão a renovar a respetiva frota automóvel, “já que a mesma se encontra com muitos anos e quilómetros de circulação, o que implica significativos encargos financeiros com a sua reparação”.

Num concelho com 320 km2 de área territorial, os SMAS de Sintra “necessitam de, regularmente, investir na renovação de viaturas, para dar resposta às constantes solicitações nas suas três áreas de atuação (abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha de resíduos)”. Em 2020, os SMAS de Sintra “iniciaram um novo ciclo de substituição da frota, apostando na aquisição de viaturas híbridas, menos poluentes e mais amigas do ambiente, a que sucedeu um investimento em veículos 4×4, nomeadamente para acompanhamento da realização de obras no terreno”, explica o comunicado.

Segundo a mesma fonte, “dada a necessidade de renovar algumas viaturas de equipas operacionais e técnicas, os SMAS de Sintra avançaram com a aquisição de três veículos elétricos, de tipo comercial com caixa fechada, que dispõem de uma autonomia que ronda os 300 km”. As viaturas agora adquiridas, que contaram com comparticipação do FA, “apresentam vantagens no domínio ambiental, decorrente de serem elétricas em vez de combustão (gasóleo ou gasolina), mas também em termos económicos ao nível de consumos e dos próprios custos de manutenção”.

A aposta delineada na renovação da frota automóvel, sempre que possível com recurso a veículos menos poluentes, “visa uma otimização dos recursos e uma redução dos custos, mas também evidenciar as preocupações ambientais dos SMAS de Sintra”, que se querem afirmar como “uma marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e humanos, consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência”.

Criados em maio de 1946, os SMAS de Sintra são a maior entidade municipal gestora ao nível do abastecimento de água, com mais de 195 mil clientes. São responsáveis ainda pela gestão dos sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos a destino final adequado.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...