Smurfit Kappa aposta na energia verde nas suas fábricas de cartão e papel da região



A Smurfit Kappa está a apostar na instalação de painéis solares em todas as suas fábricas de papel e cartão de Espanha, Portugal e Marrocos, para produzir eletricidade de forma individual para consumo próprio, informou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, isto “permitirá à empresa ser mais eficiente e respeitadora do ambiente, dando mais um passo no seu firme objetivo de chegar à neutralidade climática em 2050”.

Deste projeto, já estão operacionais as placas solares das suas fábricas de cartão na Andaluzia, onde foi instalada uma potência nominal total de 4 MWp, o que representa deixar de emitir cerca de 2 400 toneladas de CO2 para o ambiente por ano, o equivalente às emissões anuais de 300 habitações ou mais de 500 veículos de passageiros, explica a Smurfit Kappa.

Além disso, acrescenta, já está a projetar ou a instalar nas restantes fábricas de cartão canelado e papel da empresa na região. É o caso da fábrica de papel de Sangüesa, onde vai investir 6 milhões de euros na instalação de 12 000 painéis solares em terrenos adjacentes à fábrica.

“Estes painéis reduzirão as emissões de CO2 em mais de 3 200 toneladas anuais e gerarão mais de 12 GWh de energia por ano, o que reduzirá em 7% o atual consumo e dependência elétrica de fontes externas. Esta central fotovoltaica associa-se à cogeração de biomassa (energia verde) já existente de 60GWh/ano”, conclui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...