Snack saudável “Baguitas” vence 5ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal
No dia 29 de junho a Casa do Vinho Verde, no Porto, recebeu a cerimónia de entrega de prémios da 5ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021. O vencedor desta edição foi o “Baguitas”, um novo snack saudável, rico em fibras que reaproveita resíduos e subprodutos agroalimentares do vinho.
As bolachas crocantes têm como ingrediente principal uma farinha obtida do bagaço de uva das castas de Touriga Nacional e Arinto, fornecidas pela Cooperativa Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, mas são ainda compostas produtos nacionais como o mel Apimigor, de Almodôvar, e os frutos secos.
Desenvolvido por uma equipa de investigadores multidisciplinar nas áreas de Ciências da Nutrição e de Design de Comunicação da Universidade Lusófona, este foi o projeto nascido do conhecimento científico e tecnológico distinguido pela ANI, e que valoriza os resíduos e subprodutos agroalimentares do vinho, cujos desperdício e tratamento têm um impacto ambiental elevado. O reaproveitamento dos mesmos para a criação de produtos de valor acrescentado e de qualidade nutricional é, assim, uma necessidade e uma meta da economia circular.
O “Baguitas” recebeu ainda a distinção Born from Knowlegde Awards (BfK), atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI). O projeto irá agora representar Portugal no “ECOTROPHELIA Europe”, iniciativa que decorre no mês de outubro, na Alemanha.
O Prémio ECOTROPHELIA tem como ambição promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no setor agroalimentar a nível nacional e europeu, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor a refletir sobre os produtos eco-inovadores do futuro.