Sociedade Ponto Verde explica reciclagem em 2 milhões de lares

A Sociedade Ponto Verde (SPV) arrancou hoje com uma das maiores acções de sensibilização alguma vez realizadas, em Portugal, no que toca à reciclagem de resíduos de embalagens.

Assim, uma equipa da Sociedade Ponto Verde irá, nos próximos meses, bater à porta de 2 milhões de lares portugueses, em mais de 200 concelhos, com a missão de converter todos os que ainda não reciclam em separadores totais (que separam todos os tipos de embalagens) e clarificando as regras de reciclagem a todos os que reciclam.

Com a iniciativa Missão Reciclar, apresentada esta manhã em Lisboa, a Sociedade Ponto Verde pretende contribuir para o aumento da taxa de reciclagem em Portugal, nomeadamente do fluxo urbano (embalagens domésticas e do pequeno comércio), indo ao encontro das metas propostas no novo Plano Estratégico dos Resíduos Urbanos (PERSU 2020).

A ação é coordenada com os municípios e os sistemas municipais, com o objectivo de continuar a criar condições para que um número cada vez maior de portugueses cumpra a sua missão cívica de separar os seus resíduos de embalagem para que estes sejam encaminhados para reciclagem.

“As embalagens usadas nas nossas casas não são lixo. A grande maioria é feita de materiais recicláveis. Quando devidamente separadas e colocadas no ecoponto, as embalagens usadas podem ganhar novas vidas e gerar valor. Por isso, a missão de reciclar deve ser de todos. A reciclagem é um acto cívico, com impacto positivo no ambiente, na qualidade de vida das populações e na economia nacional, razão que nos levou a realizar esta iniciativa”, frisou hoje Luís Veiga Martins, director-geral da Sociedade Ponto Verde.

De acordo com o estudo “Hábitos e Atitudes face à separação de resíduos domésticos”, 69% dos lares portugueses fazem regularmente a separação de embalagens usadas. Com a Missão Reciclar, a Sociedade Ponto Verde pretende contribuir para o aumento dos lares separadores e da taxa de reciclagem em Portugal.

Desde a sua criação em 1996, a Sociedade Ponto Verde já encaminhou para reciclagem mais de seis milhões de toneladas de resíduos de embalagens, o equivalente ao peso de três Pontes Vasco da Gama.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...