Socos e tamancos serranos portugueses ganham prémio de inovação na Alemanha
As colecções de socos de madeira e tamancos serranos da marca portuguesa Xuz acabaram de ser premiadas na GDS, em Frankfurt, Alemanha. A Xuz venceu o Prémio Revelação GAPI – Prémios Inovação na Fileira do Calçado.
O calçado foi desenhado por Carmo Alvim e Rita Melo e é feito à mão. “É um atractivo para a compra” – explicou Carmo Alvim à Lusa. “[Assim, o número de modelos e artigos é] limitado e não massificado”.
Para se ter uma ideia do prémio, basta referir que a também portuguesa Profession Bottier, marca conhecida por calçar, entre outros, Nicolas Sarkozy e Michael Bubbé, também foi galardoada com um prémio GAPI, neste caso o de prestígio.
Apesar de o mercado nórdico ser a grande aposta da Xuz para 2011 – Suécia, Finlândia e Noruega, mas também Alemanha e Holanda -, a verdade é que Portugal ainda representa a principal percentagem das vendas. Em 2010, o mercado português absorveu 91% de toda a produção, que gerou uma facturação de 520 mil euros.
O objectivo para 2011, segundo as responsáveis pela marca, é chegar aos 620 mil euros de facturação e aumentar as exportações em 20%.
Siga a Xuz no Facebook.
A Xuz, que foi lançada há três anos para “reinventar a tradição portuguesa do calçado de madeira com base nos socos e no tamanco serrano”, é a prova de que a inovação e empreendedorismo são, cada vez mais, a resposta para a crise económica.