Sonae poupou €4 milhões com medidas de eficiência energética
O programa de eficiência energética implementado pela área de retalho alimentar da Sonae, nos últimos três anos, permitiu poupanças de €4 milhões. Este programa, designado de projecto Trevo, assenta numa redução sustentada dos custos com a energia eléctrica, ao mesmo tempo que “assegura a manutenção dos níveis de conforto térmico nas lojas para clientes e colaboradores”.
“Com o projecto Trevo foram implementadas um conjunto de iniciativas conducentes à redução sustentada da factura de energia eléctrica através da definição e implementação transversal de um Guia de Utilização de Energia, tendo o seu conteúdo sido promovido, nomeadamente, em acções de sensibilização envolvendo colaboradores e clientes”, explica a multinacional portuguesa em comunicado.
A Sonae levou a cabo iniciativas de melhoria do processo de aquisição e produção de energia, estudando o mercado e assegurando a compra pelo melhor preço, tendo sido pioneira na aquisição de electricidade no mercado de indexados.
Adicionalmente, foram ainda implementadas soluções de produção de energia eléctrica através de fontes renováveis instaladas nas lojas de retalho alimentar da Sonae.
“A implementação do projecto Trevo permitiu à Sonae reforçar a sua eficiência energética e reduzir a pegada ecológica, ao mesmo tempo que é gerador de poupanças que são traduzidas em melhores preços para os clientes. Em 2013, vamos continuar a procurar ganhos de eficiência e a promover a geração de energia através de fontes renováveis, cumprindo a nossa missão de desenvolvimento sustentável”, revelou José Fortunato, administrador da Sonae MC.