Sonae Sierra avança para sistema inovador para orientar invisuais



A Sonae Sierra acabou de instalar um sistema de orientação para os visitantes com incapacidade visual nos seus dois maiores centros comerciais, o Centro Colombo, em Lisboa, e o NorteShopping, no Porto.

O sistema foi desenvolvido pela empresa portuguesa Moniz Dias e, de acordo com o Hiper Super, é único no mundo. “É o único no mercado que incorpora uma bússola audível que fornece orientações geográficas ao visitante”, explicou a este jornal o coordenador do projecto, José Faias.

De acordo com Faias, este aparelho não se tratar de um GPA, mas sim de um “sistema de orientação e informação para pessoas com limitações visuais”.

“A localização das escadas, as horas ou o número de telefone de apoio, além das coordenadas geográficas, são algumas das informações úteis fornecidas pelo equipamento”, de acordo com José Faias.

A Sonae Sierra investiu 150 mil euros para instalar este sistema, que se chama GUIO e funciona via bluetooth. O aparelho funciona com unidades fixas estrategicamente espalhadas pelo centro, que comunicam com um pequeno aparelho transportado pelo utilizador.

Quando esta unidade fixa detecta um BeepMóvel dentro da sua área de influência, estabelece a comunicação entre os dois. Aí, o BeepMóvel vibra e emite um beep. Ao premir o botão, o utilizador ouve a mensagem recebida.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...