Spent, o jogo online que nos coloca na pele de um desempregado norte-americano
“Há 14 milhões de desempregados nos Estados Unidos. Agora imaginem que são um deles, sem poupanças e sem casa, só com 1.000 dólares no banco. Consegue chegar até ao final do mês?”
Assim começa o jogo online Spent, criado pela Urban Ministeries of Durham e McKinney e que coloca o jogador na pele de um recém-desempregado norte-americano.
Lançado este mês, o jogo permite seguir várias hipóteses, desde trabalhar num restaurante, num armazém ou como administrativo. Mas não é fácil assegurar que, no final do mês, ainda há dinheiro na conta bancária.
Há que encontrar uma casa para alugar, pagar os estudos do filho, o médico, os custos de manutenção do carro, o gás, a electricidade, as telecomunicações.
Comece a jogar ao Spent.
O objectivo do jogo é alertar para a pobreza nos Estados Unidos, sendo que, à medida que o jogar ultrapassa os vários dilemas do dia-a-dia, são fornecidas estatísticas sobre a realidade norte-americana.
No fim, o próprio jogo pergunta ao jogador se este se quer envolver com a sua comunidade local – sendo voluntário – e ajudar a fazer a diferença na vida de alguém.
“A Urban Ministries of Durham tem perto de 2.000 voluntários: indivíduos, comunidades de fé, grupos de colégios e universidades locias, grupos cívicos e negócios, grandes ou pequenos”, pode ler-se no site da instituição.