Spin-off do IST galardoado por projecto de combate à seca e desertificação
Hoje, Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação, a Terraprima, spin-off do Instituto Superior Técnico (IST), foi laureada pela Comissão Nacional de Combate à Desertificação com o galardão “Campeões das Zonas Áridas 2013”.
A distinção da Terraprima advém dos seus projectos financiados pelo Fundo Português de Carbono, actuando sobre uma área de 100 mil hectares no centro e sul de Portugal, com o envolvimento de cerca de mil agricultores.
“São projectos que promovem o aumento da matéria orgânica no solo e proporcionam assim um aumento da retenção da água e da fertilidade do solo, diminuindo a sua susceptibilidade à erosão e mitigando/prevenindo os efeitos da seca e das más práticas agrícolas”, explica a empresa em comunicado.
Estes benefícios ambientais são particularmente relevantes considerando que a área de implementação dos projectos coincide significativamente com a identificada como sendo de alta susceptibilidade à desertificação pelo Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação.
“Devido ao aumento da matéria orgânica do solo, estes projectos promovem o sequestro de 1 milhão de toneladas de carbono no solo. O projecto das Pastagens Semeadas Biodiversas reduz, ainda, a necessidade de fertilizantes e rações, diminuindo os impactes ambientais associados à sua produção. A vegetação espontânea é controlada de forma mais eficiente e com menos custos, reduzindo-se o risco de incêndio. Tal é particularmente relevante no início de mais uma época de combate aos incêndios”, continua a empresa.
O projecto “Pastagens Semeadas Biodiversas” da Terraprima recebeu uma Menção Honrosa nos Green Project Awards, em 2011.
Só Portugal e mais três países (Eritreia, Hungria e Tailândia) designaram o prémio “Campeões das Zonas Áridas 2013”. A Terraprima tinha já sido um dos 15 semi-finalistas do Land for Life Award 2012 da UNCCD, com o projecto das Pastagens Semeadas Biodiversas, seleccionado entre mais de 100 candidaturas submetidas por 52 países.
Foto: Sob licença Creative Commons