Spring Alive: observação de aves migradoras dá prémios este ano
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Birdlife International estão a promover mais uma edição do projecto de educação ambiental Spring Alive que, este ano, desafia todos os jovens até aos 16 anos a tirarem uma fotografia a uma das aves migradoras, que chegam para se reproduzir, na Primavera.
O concurso de fotografia “A minha primeira observação” decorre de 1 de Abril a 21 de Junho de 2012 e pretende premiar as primeiras observações de aves migradoras que chegam a Portugal.
Os primeiros participantes irão receber uma câmara fotográfics da Nikon, explica o comunicado de imprensa.
O objectivo da iniciativa é chamar a atenção para a migração das aves e incentivar os jovens a inserirem os registos das suas observações no site do projecto.
Para participarem no concurso, os interessados apenas têm de tirar uma foto a uma das aves abrangidas pelo projecto e submeter a sua participação no site da iniciativa.
O Spring Alive é um projecto de educação ambiental de observação de aves, que decorre em vários países europeus, dirigindo-se a crianças e adultos.
Para participar no Spring Alive, basta fazer o registo no site e, em seguida, introduzir os dados (dia, local, nome da espécie e, eventualmente, foto) da primeira vez que avistou uma das cinco espécies de aves migradoras associadas à Primavera.
A andorinha-das-chaminés, cuco-canoro, andorinhão-preto, cegonha-branca e abelharuco são as aves mensageiras da primavera do Spring Alive.
Saiba mais sobre o Spring Alive no site da iniciativa.