SPV: Nova taxa não pode ser desculpa para cidadãos deixarem de separar resíduos de embalagens



Quando todas as polémicas, todas as afirmações e debates terminarem, tudo se resume a um breve instante: o consumidor compra os seus artigos, paga-os e escolhe a forma de os levar para casa – num saco de plástico leve, que custará €0,10; num outro qualquer saco – ráfia ou pano – num saco de plástico reforçado cujo dinheiro não reverterá para a Fiscalidade Verde – sem contar com os 23% do IVA – ou num trólei de rodinhas.

Este é o momento da verdade que ditará o sucesso ou insucesso da nova taxa dos sacos de plástico para o Governo e legislador, empresas de distribuição, indústria dos plásticos ou consumidores.

No entanto, há uma outra questão que se coloca a partir desta nova taxa e que não está directamente relacionada a esta recriação da ida do cliente ao supermercado: o que vai acontecer aos consumidores que, tendo mudado a sua atitude perante os sacos de plástico, se vêem com um desafio extra para cumprirem o seu dever da reciclagem?

É aqui que entra a Sociedade Ponto Verde (SPV). “A principal preocupação da Sociedade Ponto Verde (SPV) relativamente à introdução desta nova taxa é a de que a mesma possa ser usada como desculpa para as pessoas deixarem de separar os seus resíduos de embalagens. Não podemos, de forma alguma, pôr em causa tudo o que foi alcançado em termos de taxa de reciclagem nos últimos anos. Há outras formas de separar e encaminhar os resíduos para o ecoponto”, explicou ao Green Savers Luís Veiga Martins, director-geral da SPV.

Ainda assim, segundo o responsável, a SPV preparou-se para o dia 15 de Fevereiro. “Entre Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015, a Sociedade Ponto Verde desenvolveu uma campanha que pretendeu sensibilizar a população para as inúmeras possibilidades que existem para efetuar a separação de resíduos nos nossos lares, de que são exemplo os sacos coloridos, caixas ou ecobags (sacos reutilizáveis com as 3 cores do ecoponto)”, continuou.

Recorde-se que a SPV tinha já lançado, em Dezembro de 2013, a campanha Missão Reciclar. “É a maior acção de sensibilização de lares lançada pela Sociedade Ponto Verde desde o início da sua actividade, em 1996. Através desta campanha prevê-se que sejam distribuídos, até final do primeiro trimestre, cerca de 340 mil conjuntos de ecobags”, concluiu.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...