Startup Leiria e Instituto Politécnico de Leiria lançam programa de capacitação para investigadores de Ciências do Mar
A Startup Leiria anuncia, em comunicado, a abertura de candidaturas para o programa MARE Ignition, que tem como objetivo ajudar investigadores da área das ciências do mar a elevarem os seus projetos empreendedores ao próximo nível. Em conjunto com o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), a incubadora vai oferecer mentoria ao longo de nove meses. A segunda sessão é já no dia 19 de março.
Segundo a mesma fonte, nos próximos nove meses, a Startup Leiria e o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), vão oferecer nove sessões de capacitação dinâmicas e práticas a profissionais das áreas de Biotecnologia Marinha, Biologia Marinha, Aquacultura e Inovação Alimentar em Recursos Marinhos para levá-los a olhar para o empreendedorismo como um meio de valorizar e impulsionar os seus projetos de investigação.
Durante as sessões de mentoria, cada uma com uma duração de uma hora, os participantes vão poder olhar para as suas soluções como projetos empreendedores e identificar problemas reais, estruturar uma resposta sustentável e aprender a comunicar o seu valor. Estas sessões têm como objetivo aliar o ecossistema empreendedor ao setor da biotecnologia e biologia marinhas, a fim de alavancar projetos inovadores que sensibilizem para a sustentabilidade, ligando o mar à sociedade.
“Nas sessões do MARE Ignition, vamos ajudar os investigadores a responder a questões fundamentais para facilitar a sua entrada no ecossistema empreendedor. No final do programa, estes profissionais vão ser capazes de perceber como enfrentar os obstáculos que podem surgir, angariar financiamento, comunicar o seu projeto ao seu público-alvo e como tornar o seu produto “sexy”, comenta Vítor Ferreira, CEO da Startup Leiria.
“Um programa como este é de extrema relevância no crescimento de projetos inovadores que apresentem soluções para os problemas atuais que afetam não só o ambiente e os recursos marinhos, como também a sociedade em geral. É essencial que se aposte mais nos projetos destes investigadores que estejam ligados às questões da sustentabilidade e da preservação dos nossos oceanos e dos recursos naturais e que o grande conhecimento que portam seja transmitido para além da comunidade científica”, refere Maria M. Gil, coordenadora do MARE-Politécnico de Leiria.
A segunda sessão é no dia 19 de março que, tal como as restantes, vai ocorrer pelas 14H, em Peniche, na Avenida do Porto de Pesca, onde se encontra a sede do centro MARE, o Edifício CETEMARES.
As inscrições para o programa já abriram e podem ser submetidas através deste formulário.