Stellantis apresenta negócio baseado na estratégia dos 4R: Reconstruir, Reparar, Reutilizar e Reciclar



A Stellantis N.V., detentora de marcas como a marcas Fiat, Peugeot, Citroën,anunciou hoje um plano abrangente para a sua Unidade de Negócios de Economia Circular com o objetivo de conseguir mais de 2 mil milhões de euros em receitas até 2030 e conduzir o agressivo plano de descarbonização da empresa de atingir as zero emissões líquidas de carbono até 2038.

Como uma das sete novas unidades de negócios anunciadas no plano estratégico Dare Forward 2030, a Unidade de Negócio de Economia Circular está a expandir a sua “rigorosa” abordagem de 360 graus baseada na estratégia dos 4R – Reman, Repair, Reuse e Recycle – para ir ao encontro das responsabilidades éticas da empresa para o futuro e para trazer valor financeiro para a Stellantis.

“A Stellantis está na corrida para construir um negócio sustentável e rentável baseado nos princípios da economia circular nos mercados onde estamos presentes”, afirmou Alison Jones, Stellantis Senior Vice President, Unidade de Negócios de Economia Circular numa apresentação online aos jornalistas. “Temos colegas qualificados e parceiros de confiança a ocupar-se das nossas atividades atuais. Com a nossa mentalidade dos 4R, agora estamos a expandir-nos com grande rigor, fortalecendo as nossas capacidades, equipas e instalações, enquanto criamos um ecossistema inteligente e integrado para gerir melhor a escassez de materiais e o nosso caminho em direção às zero emissões líquidas de carbono”, acrescentou.

Segundo a responsável, os principais objetivos desta unidade são prolongar a vida dos veículos e dos componentes, assegurando que duram o maior tempo possível, e devolver materiais e veículos em fim de vida ao circuito de produção para criar veículos e produtos. Esta metodologia complementa os princípios do “Design para uma Economia Circular”, os quais são fundamentais, por exemplo, para o novo Citroën ‘oli’ [all-ë], um veículo familiar multiatividades conceptual que recorre a materiais ultraleves e reciclados, processos de produção sustentáveis, com preço acessível e elevada durabilidade para uma vida útil mais longa e reciclabilidade responsável em fim de vida.

Negócio de 360 graus baseado na estratégia dos 4R da Economia Circular

Neste contexto, a Stellantis desenvolveu um abrangente negócio de 360 graus baseado na estratégia dos 4R: Reman, Repair, Reuse e Recycle. É um ecossistema integrado “vital” para preservar e proteger os recursos do planeta, sublinhou Alison Jones, descrevendo as etapas:

  • Reman (Reconstruir) – Peças usadas, desgastadas ou defeituosas são inteiramente desmanteladas, limpas e novamente manufaturadas segundo as especificações OEM. Estão disponíveis quase 12.000 peças que cobrem 40 linhas de produto, incluindo baterias de veículos elétricos.
  • Repair (Reparar) – Peças desgastadas são reparadas e reinstaladas em veículos dos clientes. Em 21 locais espalhados por todo o mundo, centros de reparação trabalham em baterias de veículos elétricos.
  • Reuse (Reutilizar) – Cerca de 4,5 milhões de peças multimarca em inventário, ainda em boas condições, são recuperadas de veículos em fim de vida e vendidas em 155 países por meio da plataforma de e-commerce B-Parts.
  • Recycle (Reciclar) – Resíduos de produção e veículos em fim de vida voltam ao processo de produção. Em apenas seis meses, a unidade de negócios recolheu 1 milhão de peças recicladas.

Centros complementados por circuitos locais

Alison Jones explicou que o plano da Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis requer um aumento agressivo de volumes e expansão para novos países, assegurando sempre uma inovação constante e requalificação de novos técnicos.

Em setembro, a Stellantis anunciou que o seu principal Centro de Economia Circular será lançado em 2023 no Complexo de Mirafiori, em Itália. Esta operação permitirá a expansão das atuais atividades da Stellantis e apoiará o seu modelo de negócio “cradle-to-cradle” (“do berço ao berço”) na Europa. O Centro disporá de recondicionamento e desmantelamento de veículos e de atividades de reconstrução de peças, com o objetivo já definido de posteriormente se expandir a nível global. A ambição da unidade de negócio complementa também a aquisição, em 2016, da Aramis, líder europeu na compra e venda online de automóveis usados multimarca, que terá (até ao final do ano) sete centros de reconstrução internos, estrategicamente colocados na Europa Ocidental e Central.

Além dos hubs de economia circular, a unidade de negócios recorrerá a circuitos locais para manter produtos e materiais dentro dos respetivos países, acelerando as entregas aos clientes. No Brasil, peças fundamentais como motores de arranque e alternadores dos veículos das marcas da Stellantis, são reconstruídas, distribuídas e vendidas em 1.000 concessionários locais, apoiando a filosofia de Economia Circular e o percurso em direção às zero emissões líquidas de carbono.

Este modelo tem como base as atuais competências da empresa e “é mais um importante passo na implementação do plano estratégico para a Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis, uma vez que levará o valor das receitas da vida útil prolongada de peças e serviços a quadruplicar e promoverá um aumento de 10 vezes nas receitas em reciclagem até 2030 em comparação com o ano de 2021”, sublinhou a responsável.

SUSTAINera: Nova etiqueta que permite poupanças de 80% em materiais e 50% em energia

A unidade de negócios está também a lançar a nova etiqueta SUSTAINera para peças e acessórios, indicando uma poupança de até 80% em materiais e 50% em energia em comparação com as peças novas equivalentes. Os valores são determinados por meio da realização de uma análise do ciclo de vida do recordista de vendas correspondente em cada família de produto segundo uma metodologia aprovada pela Sphera, uma empresa independente.

“A etiqueta SUSTAINera representa o nosso compromisso de fornecer aos clientes produtos e serviços sustentáveis, transparentes e acessíveis para todas as marcas de veículos sem comprometer a qualidade, enquanto preservamos o ambiente graças à diminuição de desperdício e à menor utilização dos recursos do nosso planeta”, disse Alison Jones.

Escolhida entre centenas de propostas de colaboradores da Stellantis, a etiqueta SUSTAINera personifica também o valor nuclear da empresa de construir um futuro melhor por meio de um negócio responsável, introduzindo uma nova era de sustentabilidade, concluiu.





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