com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Suécia cancela polémico voo de balão que ia tentar arrefecer artificialmente a Terra

A Swedish Space Corporation decidiu cancelar o polémico voo de teste de balão com o objetivo de arrefecer artificialmente a Terra devido às crescentes preocupações sobre o seus possíveis efeitos nocivos sobre a camada de ozono e o ecossistema. Estava previsto o lançamento em Junho deste ano.

A Experiência de Perturbação Controlada Estratosférica (SCoPEx) é uma experiência científica para melhorar a compreensão dos aerossóis estratosféricos que podem ser relevantes para a geoengenharia solar. É um projeto de cientistas de Harvard, que visa combater o aquecimento global imitando o efeito das erupções vulcânicas para arrefecer artificialmente o planeta.

O projeto envolve o lançamento de um balão de alta altitude para testar a sua capacidade de carregar uma gôndola com 600 kg de material a cerca de 20 km de altura e libertá-los, de forma a diminuir a luz do sol refletindo a radiação para o espaço.

“O SCoPEx baseia-se em quatro décadas de investigação sobre a química ambiental da camada de ozono nos grupos Anderson / Keith / Keutsch. O SCoPEx usará ou adaptará muitos dos sensores de alto desempenho e a experiência em engenharia de sistema de voo desenvolvida para esta pesquisa de ozono”, de acordo com o Keutsch Group em Harvard.

“Medir as maneiras como os aerossóis alteram a química estratosférica pode, por exemplo, melhorar a capacidade dos modelos globais de prever como a geoengenharia em grande escala poderia romper o ozono estratosférico. Experiências ao ar livre podem fornecer uma perspectiva in situ impossível de obter em laboratório e o SCoPEx pode ajudar-nos a validar parâmetros de modelo importantes que ainda não foram testados em relação às medições”, explicou a equipa

Outros doadores privados, incluindo Bill Gates, expressaram a sua intenção de apoiar este programa. No entanto, vários grupos ambientais e críticos levantaram a sua preocupação sobre os possíveis efeitos nocivos do projeto sobre a camada de ozono e o ecossistema, dizendo que o método pode ser arriscado e perigoso para o planeta.

Seguindo a decisão dos especialistas, a estatal Swedish Space Corporation (SSC) cancelou o teste do balão de alta altitude a 31 de março. Num comunicado, o Comité Consultivo do SCoPEx anunciou oficialmente a recomendação de adiar o teste.

“O Comité recomendou a Harvard e à equipa de investigação que todos os voos de teste de equipamento na Suécia devem ser suspensos até que o Comité possa fazer uma recomendação final sobre esses voos com base num compromisso público robusto e inclusivo na Suécia.”

A equipa indicou que nos próximos meses irá tentar reunir apoio para um eventual teste. Se o projeto for bloqueado na Suécia, Keith afirmou à Reuters que pode ser transferido para os Estados Unidos provavelmente em 2022.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...