Suíça: autocarros eléctricos são recarregados na paragem em 15 segundos
Os veículos eléctricos são uma óptima opção para uso individual mas, enquanto transporte público, têm as suas limitações. Os autocarros eléctricos requerem linhas eléctricas aéreas ou um longo tempo de recarga para poderem circular. Estas condicionantes podem, contudo, estar prestes a mudar com as novas estações TOSA que recarregam o veículo em 15 segundos – ou menos.
Esta inovação permite que, no tempo de o autocarro parar para deixar sair e entrar os passageiros, ele possa ser carregado e ficar pronto para seguir viagem. O sistema está a ser posto à prova em Genebra, na Suíça, num projecto chamado Trolleybus Optimisation Système Alimentation (TOSA).
Cada vez que um autocarro para na estação, um sistema de carregamento conecta-se a ele, dando-lhe um impulso de 400 kW em pontos seleccionados, explica o Inhabitat. Por fim, no término da linha, o veículo pode demorar alguns minutos para ser recarregado na totalidade para a sua próxima viagem.
A electricidade usada provém de central hidroeléctrica limpa e o tempo de carga é tão rápido que não chega sequer a interferir com a dinâmica do transporte. O sistema de carregamento montado no tecto permite o movimento do autocarro e alimenta os componentes electrónicos do seu interior – como a iluminação. Os carregadores são colocados a cada três ou quatro paragens e a sua forma é alterada para atender às necessidades de cada posto.
Se o projecto funcionar como planeado, poderá ditar o fim das linhas aéreas e tornar o transporte público eléctrico muito mais flexível.