Suíça: carsharing aumentou 7,4% no último ano

O número de membros inscritos na Mobility Cooperative, único operador de carsharing da Suíça, aumentou 7,4% em 2014, atingindo os 120.000 utilizadores – 1,5% da população total do País. E a tendência de crescimento vai continuar, segundo explicou a directora-geral da empresa, Viviana Buchmann, ao site da Comissão Europeia.

“No futuro, o automóvel privado vai continuar a ter menos importância, em particular nas áreas urbanas, onde os carros públicos começam a ganhar popularidade”, explicou Buchmann, que gere uma operação que já criou 1.400 pontos de entradas e saídas de carsharing.

Em 2014, a empresa lançou em Basileia o projecto Catch a Car (Apanha um Carro, em português), o primeiro serviço de carsharing flutuante da Suíça. O serviço permite aos utilizadores localizar um veículo em tempo real, utilizá-lo sem uma reserva feita e, simplesmente, sair no seu destino.

Recorde-se que, todos os anos, a Comissão Europeia recompensa as cidades mais verdes da Europa com o prémio European Green Capital. A 18 de Junho próximo, quatro cidades concorrem para a edição de 2017: Essen (Alemanha), ‘s-Hertogenbosch (Holanda), Nijmegen (Holanda) e Umeå (Suécia) foram nomeadas de um total de 12 cidades europeias que participaram.

Foto: storebukkebruse / Creative Commons

Deixar uma resposta