Suíça completa maior túnel ferroviário do mundo (com FOTOS)
A Suíça anunciou o fim das obras do maior túnel ferroviário do mundo, construído em plenos Alpes e que vai permitir a ligação entre Zurique e Milão, na Suíça e Itália, respectivamente, em duas horas e 50 minutos, encurtando em uma hora o tempo da viagem – e, esperamos, retirando milhares de carros das estradas.
O túnel – NEAT Gotthard Base – vai abrir ao público a 1 de Junho de 2106 e mede 56 quilómetros, o dobro do túnel de Seikan, que liga Honshu ao norte da ilha de Hokkaido – 23 quilómetro e 300 metros.
O projecto arrancou em 1996, custou €8,9 mil milhões e levou 2.000 trabalhadores a escavar mais de dois milhões de camiões de terra. De acordo com o Mail Online, o processo foi complexo, difícil e perigoso, provocando a morte de oito trabalhadores durante a construção.
Os primeiros testes de segurança estão previstos para Outubro. “Assim que abrir, este túnel será a ligação mais segura de toda a rede ferroviária suíça”, explicou o CEO da AlpTransit Gotthard, Renzo Simoni. Os benefícios, aparentemente, são óbvios. Mas, do ponto de vista da conservação da natureza, seria mesmo necessário construir esta infra-estrutura?
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