Sumos 100% – Uma percentagem que promete subir no mercado
O mercado mundial dos sumos 100% deverá voltar a crescer, apesar da desaceleração económica global e do recente debate em torno do açúcar. As conclusões são do relatório Tetra Pak Index 2016, este ano dedicado ao sector dos sumos.
Os dados agora conhecidos mostram que os sumos 100% continuam a ser uma parte integrante da dieta alimentar do consumidor, onde mais de 40% revela consumi-los diariamente. Além disso, os consumidores afirmam estar dispostos a pagar um preço superior por sumos que associem a escolhas saudáveis.
As conclusões do estudo indicam um grande potencial para o sector dos sumos 100%, onde o crescimento virá sobretudo da procura de produtos que respondam às necessidades dos consumidores focadas na saúde e do consumo fora do lar, tendências particularmente fortes junto dos Millennials, a geração de consumidores mais influente de sempre.
Dennis Jönsson, Presidente e CEO da Tetra Pak, afirma: “É bom ver que as marcas a nível mundial estão a transformar em oportunidades os desafios colocados pelas alterações de estilo de vida e pelo debate em torno dos açúcares. Como nunca antes, a chave para o sucesso é a inovação com a oferta dos produtos certos, no momento adequado, em respostas às necessidades do consumidor moderno. Não menos importante, é a capacidade de captar a atenção e de estabelecer uma relação emocional com o consumidor”, pode ler-se no site Protege o que é bom.
O relatório agora conhecido destaca ainda o potencial dos sumos 100% nos mercados emergentes, com destaque para a China, Brasil, Malásia, Índia e Indonésia.
Segundo Marjan Skotnicki-Hoogland, Presidente da AIJN (European Fruit Juice Association), o lançamento do Tetra Pak Index 2016 Sumos 100% é uma “excelente ferramenta para ajudar a indústria a compreender as oportunidades de que dispõe e para posicionar os sumos como parte de uma dieta nutritiva e saudável.” O estudo Tetra Pak Index 2016 pode ser consultado na íntegra aqui.